Colocar no meu Blog!

sábado, 27 de abril de 2013

RIO GRANDE DO SUL


Imagem: Google
O Rio Grande do Sul é uma das 27  unidades federativas do Brasil.  Localizado na Região Sul,  tendo como limites o estado de Santa Catarina ao norte,   o oceano Atlântico ao leste,  o Uruguai ao sul e  a Argentina ao oeste.  Sua capital é o município de Porto Alegre.  Quem nasce no Rio Grande do Sul  é denominado gaúcho.

A bandeira do estado do Rio Grande do Sul é composta de três faixas diagonais nas cores verde (superior), vermelha (meio)  e amarela (inferior). A faixa verde representa a mata dos pampas gaúchos, a vermelha significa o ideal revolucionário (coragem do povo) e a cor amarela simboliza as riquezas nacionais do território gaúcho. No centro da bandeira há o brasão (o escudo de armas) do Rio Grande do Sul, com o lema: Liberdade, Igualdade, Humanidade.

Imagem: Wikipédia - Gramado

O Rio Grande do Sul é um estado com várias opções de turismo. O estado recebe anualmente cerca de 2,0 milhões de turistas. As praias do litoral norte nas cidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado, esta última apresentando falésias. São três pedras que ficam na beira do mar, sendo que uma delas avança mar adentro em uma altura de 30 metros. No litoral sul destaca-se a praia do Cassino, em Rio Grande, constante no Guiness Book como a maior praia do mundo.

Imagem: Google - Gramado

As serras atraem milhares de turistas todos os anos, no inverno e verão. As cidades de Gramado e Canela são conhecidas na época de Natal pela decoração das cidades, juntamente com os parques natalinos. No inverno, os turistas visitam essas cidades juntamente com Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas baixas, muitas vezes negativas e com a possibilidade de queda de neve, para a felicidade dos turistas.

Imagem: Google - Gramado

Nas mesmas se encontram os cânions de Itaimbezinho e da Fortaleza, os quais são dos maiores do Brasil. Em Gramado acontece o Festival de Cinema. Na conhecida como "Pequena Itália", em que se localizam as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, pode-se encontrar as melhores vinícolas do Brasil. Ainda a oeste, se encontram as Missões Jesuíticas, nas cidade de São Miguel das Missões e arredores.
Embora com menor destaque turístico, a região de Pelotas, reconhecida por ser o município brasileiro do doce e por possuir grandes monumentos e prédios tradicionais e seculares, vem alcançando destaque com a festa anual denominada Fenadoce.

Imagem: Google - Natal Luz Gramado

Outro destaque do turismo rio-grandense é a Oktoberfest, uma festa de cultura alemã, realizada em várias cidades gaúchas, e a Festa da Uva, realizada de 2 em 2 anos pela cidade de Caxias do Sul.

ALGUMAS EXPRESSÕES E PALAVRAS USADAS NO SUL

  • Bah! = Puxa!, Que coisa! - é primariamente, uma interjeição de espanto, mas pode ter outros usos, como, por exemplo, mostrar hesitação ao iniciar uma frase.
  • Capaz? = É mesmo?, Imagina! - indica espanto e dúvida ao mesmo tempo quanto ao que a pessoa acabou de ouvir.
  • Bem Capaz!! - Com uma entonação típica, significa "De jeito nenhum".
  • Que tri! = Que legal!
  • Piá = menino
  • Guri =  garoto
  • Guria = moça
  • Tchê = pessoa
  • Tri = prefixo que significa muito (trilegal, tribonita)

PILCHA

Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. O CTG disciplina o seu uso e no estado do Rio Grande do Sul é, por lei, traje de honra e de uso preferencial inclusive em atos oficiais públicos. É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do povoado.

VESTIDO DE PRENDA

Ao trajar o vestido de prenda, a mulher gaúcha reporta ao tempo de suas antepassadas guerreiras, que não se deixaram esmorecer mesmo diante de dez anos de lutas e peleias, que tomaram conta de suas estâncias, sem nunca perder suas virtudes tão preciosas. Através da indumentária gaúcha é propiciada a retomada de diversos valores e princípios que são de suma importância para o tradicionalismo na atualidade, pois reflete a pureza, a simplicidade, a delicadeza, a graciosidade e ao mesmo tempo a firmeza da mulher gaúcha.


CHURRASCO

É o prato típico e favorito da maioria dos gaúchos.


Imagem: Google

CHIMARRÃO

Hábito comum do dia a dia dos gaudérios.

HISTÓRIA DO CHIMARRÃO AQUI:


COMO FAZER UM CHIMARRÃO AQUI:


Imagem: Flick - Mauro Heinrich

                              EU SOU DO SUL – OS SERRANOS

10 comentários:

  1. Bela divulgação de nosso querido Rio Grande. Bjos Bia.

    ResponderExcluir
  2. Um magnífico texto. Enriqueci os meus conhecimentos, embora algumas coisas já soubesse. Gostei das diferentes expressões. Não sabia que os Gaúchos eram os habitantes de Rio Grande do Sul.
    Um abraço, Bia

    ResponderExcluir
  3. O Rio Grande do Sul é maravilhoso... Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que aula! Adorei! O que mais admiro nos gaúchos é o orgulho que transmitem pela sua terra, é lindo isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que tudo!!! Amei o post, Bia! E se eu já tinha vontade de conhecer a região sul do Brasil, agora ainda mais... só não decidi ainda a cidade, mas Rio Grande do Sul não seria má ideia... de repente quando eu for aí, marque de te encontrar. ^^ beijos

    ResponderExcluir
  6. Bah! Amo churrasco gaúcho auhauahaua... #gordasafada

    Não conheço o sul, queria muito, serras gaúchas era o um dos meu sonhos.. mas acho que vou ter que adiar BEM... Adorei saber um pouquinho mais sobre a sua terrinha.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  7. É sempre uma alegria ler sobre o sul.
    Sonho em conhecer Gramado, Canela, e vários outros lugares desse estado maravilhoso.
    Espero conseguir ainda esse ano!

    Beijos Bia!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    Que bela homenagem ao nosso Rio Grande!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer mais sobre o Rio Grande do Sul através de você.
    Rica postagem
    bjs

    ResponderExcluir