Colocar no meu Blog!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MUSIC

Imagem: Google
PRAZER EM OUVIR MÚSICA 

Ouvir música provoca liberação de dopamina, diz pesquisa
 


"O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro, de acordo com um estudo publicado neste domingo.

A dopamina é uma substância química da molécula do "sistema de recompensa", que serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou que desempenha um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro).

Então como pode estar envolvida em um prazer abstrato como o de ouvir música, que não parece ser diretamente indispensável para a sobrevivência da espécie?

Para entender isso, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), selecionaram dez voluntários de 19 a 24 anos entre os 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiram "estremecimentos", sinais de extremo prazer, ao escutar música.

Graças a vários aparelhos de diagnóstico por imagens, a equipe de Salimpoor Valorie e Robert Zatorre mediu a liberação de dopamina e a atividade do cérebro.


Paralelamente, sensores informavam a freqüência cardíaca e respiratória dos voluntários, bem como sua temperatura ou sinais de estremecimento de prazer no nível da pele.

Os resultados publicados na revista científica Nature Neuroscience mostram que a dopamina é secretada antes do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio "estremecimento" de prazer, ou seja, no auge emocional.

Tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões no "coração" do cérebro.

Durante o auge do prazer, é ativado o núcleo "accumbens", envolvido na euforia produzida pela ingestão de psicoestimulantes, como a cocaína. Antes, no prazer por antecipação, a atividade da dopamina é observada em outra área do cérebro.

O nível de liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer, em comparação com as medições realizadas ao escutar uma música "neutra", isto é, indiferente aos voluntários.

"Nossos resultados ajudam a explicar porque a música tem esse valor em todas as sociedades humanas", concluem os pesquisadores. Permitem compreender "porque a música pode ser utilizada de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor", acrescentam.

Como um prazer abstrato, a música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa, de expectativa". 


Autor: AFP 


Fonte: Revista Veja


http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=9424 

A música tem o poder de alterar nosso estado de ânimo, nos consolar nos momentos mais difíceis. Tem a força de revolucionar, influenciar no comportamento humano sendo utilizada como objeto em muitas manifestações culturais e projetos como forma de reivindicação. Traz aprendizado e sabedoria. Serve de pano de fundo para todas as fases da nossa vida. Dificilmente alguém fica inerte aos acordes de uma música seja ela qual estilo for.

CHARLIE BROW JR - LUGAR AO SOL

12 comentários:

  1. Bia querida, amoooo música!!!! Todos os momentos da minha vida tem trilha sonora e com algumas exceções (forró e funk) ouço todos os ritmos. Bjoooo enooorme,


    Alê

    ResponderExcluir
  2. Bia, será que existe alguém nesse mundo capaz de ser contrário a ideia de que música é vida? acredito que não, música é ar puro, renova, acrescenta, dá prazer, alimenta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Néia!!!
    É mesmo... será possível alguém não gostar de música? Pra mim é vital... não vivo sem...é bem como tu definiu na tua frase: "é ar puro, renova acrescenta, dá prazer e alimenta." Realmente tudo de bom!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê!!!
    Para cada momento uma trilha sonora especial!!!
    A vida é muito mais alegre, animada e bem aproveitada com música!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem !!
    É a ciência provando o que todo mundo já sabe, que a música assim como outras artes mexem com o ser humano, nos dá prazer e faz a gente refletir ou se animar para viver a vida.
    Ótimo post parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Sou avessa a todas crendices e subjetivismo, por isso gosto de tudo que é compravado cientificamente... podemos ver isso na prática, não só na teoria... taí a ciência pra não deixar mentir!!!
    Obrigada pela visita, seja sempre bem-vindo!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Ola lindona, adoro musica, não me vejo sem ela, no meu dia a dia. não conheço ninguém que não goste, talvez só diferencie estilos mesmo.
    bjinhoss.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dja!!!
    Pois é, a vida seria muito sem graça se não existisse música!!! Meus cadernos na época do colégio eram cheios de letras de músicas...
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia!
    Curiosamente, recebi o seu comentário exatamente quando estava a ler, muito interessada, o seu blog, seguindo o conselho da querida Carla Farinazzi. Também curiosamente, no meu mais recente texto no blog "Letra-Sem-Treta", eu refiro a influência que a música tem na forma como tento ultrapassar certos momentos, através da música. Gostei, portanto, muito deste texto, que vai de encontro ao que defendo.
    Voltarei, sem dúvida, pois ambas defendemos programas a favor da proteção da Natureza e, consequentemente, do Ambiente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Permita-me corrigir: "Também curiosamente, no meu mais recente texto no blog "Letra-Sem-Treta", eu refiro a influência que a música tem na forma como tento ultrapassar certos momentos, através dela." Assim, estará mais correto.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria!!!
    Fiquei muito feliz em lhe conhecer!!! Que coincidência, transmissão de pensamento... pois fizestes o post tb sobre a influência da música e sua contribuição para enfretarmos determinados momentos, acho realmente importante, gostaria de ler seu texto mas não achei o link lá no seu blog... já a questão do meio ambiente... me revolta, me indigna com o descaso das autoridades... e das pessoas mal educadas que não estão nem aí e não vêem que seus atos trazem consequencias gravíssimas para todos.
    Mas não estamos sós ainda tem pessoas que acreditam e fazem sua parte para viver em um mundo melhor!!!
    Obrigada pelas palavras e pela visita, seja sempre bem-vinda!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  12. Bia!
    Tudo bem querida!
    Nossa é incrível como a música realmente nos influencia né?! Nos alegrando com um ritmo enérgico ou até por muitas vezes nos remetendo ao um passado bom ou ruim, mas sempre nos trazendo emoções e sensações! Além de ser universal! Não é necessário de fato entender toda a letra de uma música em outro idioma, basta sentir...maravilhoso né?!
    Então querida, minha viagem pra China foi ótima! Daqui do Japão até lá para ir fomos em 4:45 mas para voltar 3horas, acho que as rotas foram diferentes, mas até que não é muito distante.
    Pois é querida, não como frango, pato, peru, pomba..nada! E não gosto de ficar perto deles vivos também..tenho medo! É verdade, pode rir! hahhaah. Mas não sou vegetariana não, como carne de vaca e derivados, carne de porco bem pouco e peixe um pouc também. Meu marido por opção e em defesa aos animais há 5 anos parou de comer carne vermelha e derivados, hj só come peixes e frutos do mar, mas também quer parar de comê-los afinal, também são animais.
    A empresa que estou trabalhando realmente é rara, não só aí no Brasil, mas aqui também! Com a crise que afetou o mundo, muitas empresas aqui no Japão aproveitaram para desvalorizar a mão de obra dos trabalhadores, hj trabalha-se mais por bem menos! Infelizmente...

    Beijos querida

    ResponderExcluir