Colocar no meu Blog!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEVERN SUZUKI


Imagem: Google
Severn Suzuki é uma ativista ambiental, formada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos, e sai pelo mundo dando palestras, defendendo a bandeira verde do ambientalismo. Severn Suzuki está hoje com 31 anos.

Seu público alvo são estudantes e trabalhadores de instituições públicas e privadas. Em sua fala demonstra a sua paixão pelo tema e resgata valores já esquecidos. Desafia sua platéia a assumir responsabilidades individuais e coletivas em prol do meio ambiente.

Desenvolve muitos projetos ambientais e participa de diversas expedições científicas.

Foi membro do Painel Especial de Aconselhamento de Kofi Annan – Presidente da ONU

No seu discurso feito na Eco 92, Severn Suzuki destaca a importância da responsabilidade compartilhada:

“Durante todos estes anos que se passaram desde a Conferência do Rio, aprendi que dirigirmo-nos aos nossos líderes não é o suficiente, pois não estamos limpando o que sujamos. Não estamos pagando o preço do nosso estilo de vida. Tal como Gandhi disse muitos anos antes, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver acontecer“. Uma verdadeira mudança ambiental depende de nós. Não podemos esperar pelos nossos líderes. Temos que nos focar no que são as nossas responsabilidades e em como podemos provocar estas alterações”.

Então aceitemos este desafio e continuemos a transformar a realidade!

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 9 de julho de 2007.


Não dá para acreditar que se passaram 18 anos da realização da ECO 92 no qual este discurso foi proferido, continua atual, infelizmente sai ano e entra ano, parece que nada muda. Pessoas como Severn Suzuki fazem a diferença, deviam ser multiplicadas e espalhadas pelo mundo. Dedico esta postagem a todas as vítimas das tragédias, quem sabe um dia os políticos corruptos criem vergonha na cara, deixem de serem tão egoístas, mesquinhos e realmente mudem o BRASIL. No nosso pais existe tantas desigualdades, muita injustiça social, os caras de pau aumentam seus próprios salários, um absurdo a exorbitância que eles recebem, fora os inúmeros benefícios, ainda assim desviam dinheiro, quando se elegem a primeira coisa que fazem é aumentar os seus vencimentos. Não há investimento como deveria em educação, saúde, segurança, infraestrutura e etc... principalmente na educação pois não há interesse em que o povo se desenvolva e se aculture pois se não a população vai saber contestar e eles não serão mais reeleitos porque só conseguem enganar devido a falta de cultura e discernimento.

SEVERN SUZUKI - ECO 92

8 comentários:

  1. Oi Bia!!

    Achei fantástico esse texto e o vídeo também! Muito bom o que escreveu e a forma como colocou as coisas. Gostei muito e o indiquei a uma amiga que tem um blog bacana, gostaria que você o conhecesse: http://naturalmentecomigo.blogspot.com/

    Parabéns pelo texto, parabéns pela visão lúcida e pela forma de se expressar. Verdadeiramente maravilhoso.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!!!
    Muito obrigada pelas tuas palavras!!! Com certeza vou visitar e conhecer a amiga que tu indicou, acredito que cada um de nós pode fazer a sua parte, é preciso uma mudança de mentalidade, os blogs são uma maneira de contribuir para isso, somente com informação, educação e consciência podemos fazer realmente uma mudança, uma pena que só poucos tem essa visão!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia!
    Eu já tinha lido este comentário e estava convencida que tinha comentado. Qual não é o meu espanto quando venho retribuir a sua visita e vejo que não estava aqui comentário algum, meu. Bem, isso deve ter acontecido pela mesma razão porque perdi as imagens ligadas aos amigos, no facebook, bem assim como muitas outras coisas. O meu mozila apanhou um virus e só esta madrugada, eram cerca de 03h, com a ajuda dum filho que vive aí no Rio, consegui recuperar tudo.
    Peço desculpa e aproveito para dar-lhe os meus parabéns pela sua dedicação a uma justíssima causa.
    Concedo-me o abuso de recomendar-lhe uma visita ao magnífico blog http://sustentabilidadeeacção.blogspot.com, da autoria duma senhora que muito admiro, também, pela mesma razão.
    Um bom domingo. Bjnhs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria!!!
    Muito obrigada por suas palavras!!! Vou sim lá conhecer esse outro blog sobre sustentabilidade, deve ser muito bom mesmo!!!
    Igualmente um bom domingo!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Carissima Bia,
    parabens pela postagem!!
    Na época era um belissimo e comovente discurso e ela so tinha 12 ou 13 anos e 20 anos depois é como ter falado pra os muros, clara demonstraçAo de como vivemos em um mundo de hipocritas.
    Ela falava de um futuro melhor...mas esse futuro tà ainda muito longe!!!
    As respostas infelizmente estao nessas catastrofes atuais.
    Muito bom vc ter lembrado.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ester!!!
    Sempre fico feliz com sua visita e sua opinião!!!
    Tens razão em todas suas palavras, vivemos num mundo de hipócritas, infelizmente isto é constado na prática, é só ver o que acontece a nossa volta... a primeira vez que assisti este vídeo eu fui as lágrimas porque eram verdades cruéis pronunciadas por uma criança e é triste saber que ainda hoje nada mudou... continua sendo um discurso muito atual... não entendo como pessoas que vivem nessa hipocrisia conseguem ter paz.
    Obrigada pelas sábias palavras.
    Boa semana!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia,

    Ao abrir o jornal e ler as notícias sobre a situação do Rio e de outras partes do Brasil me deprimo demais. O que houve no Rio é um desastre imensurável, resultado de falta de investimento em infra-estrutura, mas também de falta de investimento em educação e cultura. A sociedade precisa aprender a lutar por seus direitos, aprender a votar e saber cobrar por promessas feitas - que infelizmente me parecem sempre promessas. Os nossos líderes deixam a desejar, sem dúvida, mas nós brasileiros que tivemos oportunidades de adquirir conhecimento e estudo devemos transmitir alguns conceitos a quem teve menos possibilidades. Agora falarei como uma paulistana: desde que eu era criança me lembro de ouvir nos jornais que bairros de SP alagavam, porque os rios inundavam ou porque os moradores jogavam lixo nas ruas ou ainda porque construíam casas onde antigamente existiam rios. Há quase três anos, quando saí do Brasil, ainda via pessoas abrindo a janela dos carros para jogar latinha de refrigerante. Isso é ridículo e mostra que a população também é culpada em partes pelos desastres que acontecem. Não consigo compreender como pode um rio transbordar ha mais de 20 anos, sempre porque pelo mesmo motivo: lixo. Mesmo que não fosse por lixo, todo ano pessoas perdem casas, móveis e vidas e ninguém investe em infra-estrutura? Uma coisa é um terremoto ou um tsunami matar 642 pessoas e outra é ter que engolir que essa quantidade de pessoas morreu porque choveu muito ou houveram deslivamentos. Repito, sou paulistana, não acompanho muito esses problemas de enchente no Rio, mas em SP nao é diferente. Está nas mãos de políticos, mas também nas mãos dos cidadãos lutar por algo melhor, ter consciência, atitude e decisão de mudar um pouco essa realidade.

    Bacio e tks pela visita no meu blog.

    Erica - www.ericaema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Érica!!!
    Disse tudo!!! É isso mesmo!!! Penso exatamente como você, queria que mais pessoas tivessem esse ponto de vista, caíssem na real e enxergassem que isso não é normal, não é natural, que está errado e que podemos mudar se quisermos e nos empenharmos, mas é necessário consciência e atitudes de todos, qd entenderem que o egoísmo não leva à nada e que somente todos fazendo sua parte, tendo educação acima de tudo o país será melhor e todos sairam ganhando.
    Parabéns por tuas palavras (daria um excelente post),isso sim deviam publicar nos jornais ao invés de tantas mentiras.
    Bacio
    Bia

    ResponderExcluir