Colocar no meu Blog!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MINHA PAIXÃO POR LIVROS

Imagem: Picjoke
Faz tempo que eu queria fazer um post sobre minha paixão pelos livros, quando começou e como me interessei pela leitura. Na verdade foi no jardim da infância, na minha escola nós tínhamos que visitar a biblioteca toda semana e escolher um livrinho para ler, também havia uma feira na própria biblioteca para comprarmos nossos livrinhos, eu nesta época escolhia os que tinham desenhos para pintar e colorir, assim meu amor pelos livros foi crescendo cada vez mais, e minha mãe sempre comprava os livrinhos e revistas que eu pedia, durante toda a fase escolar nunca foi um sacrifício ler, como era para alguns alunos, para mim era algo natural, espontâneo e apaixonante que só foi aumentando ano a ano, enquanto uns detestavam a escola e ter que ler, eu achava maravilhoso, cada livro era uma nova descoberta e um novo aprendizado, a cada página nos transportávamos para mundos diferentes, conhecer tantas coisas e o quão poderoso era o saber, quando as pessoas liam detinham o conhecimento e podiam defender suas ideias melhor com convicção, segurança e certezas, era muito difícil para alguém questionar e duvidar de algo se não estivesse a par do assunto, se fosse alienado, era algo revolucionário, também acho que as pessoas que leem são muito mais seguras pois tem um embasamento teórico, porque adquirem cultura e assim fica muito mais difícil enrola-las, aqueles que conseguem compreender a dimensão do conhecimento, ampliam sua inteligência muito mais, exercitam a mente e a verdadeira esperteza, não é à toa que os países mais desenvolvidos são os que tem alto níveis de leitura.

12 comentários:

  1. Oii Bia ;)
    Eu amo a leitura também, mas não comecei tão cedo como você. Minha paixão por livros começou aos 12 anos, na época eu não tinha muito incentivo em casa nunca vi meus pais ou algum familiar com um livro na mão e comecei por mim mesma.
    Hoje procuro mostrar para os meus filhos o quanto a leitura é importante para a vida deles, meu Lipe de 8 anos já tem uma coleção de livros, e ele consegue ler tão rápido que fico boquiaberta, e ele gosta muito, em datas festivas ele não esquece de pedir um livro de presente :D

    Ando sumida daqui, né amiga? Muita correria, mas sempre estou de olho nas atualizações ;)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Bia, também gosto muito de ler, hoje mesmo trouxe um livro da biblioteca.
    As crianças deveriam ter esse costume desde cedo, é muito importante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bacana, Bia. E ler também ajuda e muito na escrita. Só há coisas boas na leitura. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. A leitura é mesmo fantástica, Bia... eu viajo quando leio um livro. beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Paixões como esta
    conseguem vencer o tempo,
    pois tornam-se mais fortes
    com o passar do tempo...

    Reencontrar sonhos,
    é reaprender o sentido da vida.

    ResponderExcluir
  6. Bia, esse amor pelos livros, tão lindamente descrito por você, posso dizer que é um dos hábitos mais saudáveis que conheço. Não tive contato com a literatura na infância, por vários motivos, mas na adolescência fui apresentada ao mundo maravilhoso dos mais diversos autores, que sorte a minha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OI BIA!
    TE VI EM OUTRO BLOG E VIM CONHECER TEU ESPAÇO, PARA MINHA SURPRESA ÉS GAÚCHA COMO EU O QUE JÁ ME IDENTIFICOU CONTIGO.
    SABE, EU TAMBÉM SOU APAIXONADA POR LIVROS, MEU COSTUME ERA LER MAIS DE UM AO MESMO TEMPO, O QUE NÃO FAÇO MAIS, MUITO EM FUNÇÃO DO TEMPO, JÁ MAIS ESCAÇO POR CAUSA DO BLOG, MAS CONTINUO GOSTANDO MUITO DE UMA BOA LEITURA.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal, Bia! Eu tb me interessei por livros desde cedo. Mas confesso que teve uma influência da professora de português que incentivava a ler os livros da Coleção Vaga-lume.... Foi aí que começou a minha paixão mesmo.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  9. Minha paixao por livros comecou com os gibis da Turmas da Monica. Mas meu primeiro livro de verdade foi um da serie de Monteiro Lobato. Desde então, nunca mais parei. Eu tinha uma pequena biblioteca em casa. Comprava de lojas de livros usados. E eu catalogava tudo e tinha ate um caderno onde anotava cada livro que terminava de ler, com uma pequena descricao sobre o livro e minhas impressoes. Atualmente, tenho lido uma média de dois livros por mês.E cada vez que vejo minha lista de desejos, fico desesperado pois sei que nunca vou conseguir ler tudo o que quero. snif snif

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bia! A minha iniciação literária deve-se primeiro às HQs (histórias em quadrinhos) principalmente do Tio Patinhas e do Pato Donald. Como o "pato mais rico do mundo" caçava tesouros no Egito, no Peru, na China e citava constantemente a Mesopotâmia e povos pré-colombianos como Incas, Maias e Astecas, minha curiosidade levou aos livros de História e Geografia e depois disso foi um pulo: Monteiro Lobato, Swift ( As viagens de Gulliver), Mark Twain, Orígenes Lessa, etc e etc. E hoje sou um leitor contumaz, gosto bastante da leitura de textos de diversos estilos literários! :)

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana seu blog. Gostei de ler os comentários e saber das experiências de cada um com a leitura. Os textos, os quadrinhos, os livros tudo isso nos agrega conhecimento. Corroborando com o que você disse a leitura nos tira da escuridão da alienação.

    ResponderExcluir